Entrega, Trocas e Devoluções
Este documento estabelece os procedimentos de entrega, troca e devolução de produtos adquiridos no Portal PATOS DO SUL. Sua leitura é indispensável para que o visitante finalize um pedido e conheça as normas introduzidas para aproveitar da melhor forma possível a facilidade oferecida através deste site.
Este documento é parte integrante dos Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal PATOS DO SUL e, caso haja conflito entre as disposições de ambos os documentos, deverá prevalecer o que for estabelecido no mais específico.
Definições
1.1.Para fins deste Regulamento, aplique-se as seguintes definições:
Autenticação: Ao fazer o visitante insira seu nome de usuário e senha para ter acesso às áreas e funcionalidades restritas do Portal;
Clientes: Pessoas que efetuaram aquisições de produtos ou serviços oferecidos pelo Portal PATOSDOSUL.COM.BR;
Conta de Acesso: Credencial digital formada pela combinação de login e senha, única e intransferível para cada usuário do Portal, que permitirá ao usuário inserir na área MINHA CONTA e realizar compras;
Portal: Designa o endereço eletrônico PATOSDOSUL.COM.BR e seus subdomínios;
Session ID: Identificação da sessão do visitante, iniciada na sua autenticação com sucesso;
Site: Página de internet;
Usuário: Todo visitante autenticado no Portal;
Visitante: Qualquer pessoa que navega pelo Portal.
Entrega das mercadorias:
2.1. A PATOS DO SUL utiliza o serviço dos CORREIOS para a entrega de seus produtos, cujo tempo de transporte pode variar de acordo com a região do destinatário. Por isso, fique atento ao status do seu pedido e certifique-se de que há alguém apto para receber a encomenda na data prevista, entre as 8h e as 18h.
2.2. Caso a entrega não seja efetivada por falta de responsabilidade para coleta da mercadoria, o produto voltará a PATOS DO SUL.
2.3. Todas as encomendas a serem entregues são exclusivas em caixas ou envelopes, lacrados com fita adesiva. Caso o consumidor constate que a encomenda não se enquadra na descrição acima, a sugestão é que esta seja recusada no momento da entrega, evitando assim transtornos posteriores.
2.4. A PATOS DO SUL apenas despacha as encomendas via correios para o endereço cadastrado no Portal PATOS DO SUL sendo este indicado pelo cliente, conforme descrito no pedido. Seus prepostos não estão autorizados a instalar, montar, desmontar, mover, ligar, testar ou realizar qualquer tarefa que implique na integração dos produtos entregues, sob qualquer hipótese.
2.5. Caso seja constatado que os produtos estão em desacordo com o contratado, o cliente deverá recusar a coleta da encomenda, registrar o motivo e comunicar à PATOS DO SUL sobre o ocorrido, pelos seguintes meios. Deverá enviar um e-mail informando o ocorrido para patos@sifer.com.br e ligar para um dos seguintes telefones (54) 3228-1100 / (54) 9 9637-9019, informando o ocorrido para que seja agilizado e solucionado a questão .
2.5.1. Da mesma forma, o cliente deverá proceder, caso os produtos estejam com o lacre ou embalagem danificada.
2.6 O endereço informado na finalização da compra é de responsabilidade do cliente e deve ser visualizado no ato de finalização da compra. Caso seja fornecido alguma informação incorreta junto ao endereço o cliente deve ligar para um dos seguintes telefones (54) 3228-1100 / (54) 9 9637-9019 a fim de solicitar a correção, desde que o envio ainda não tenha sido realizado.
2.6.1 Nos casos em que o cliente tenha informado o endereço incorretamente e o envio já tenha sido realizado, existem duas possibilidades:
2.6.1.1 A entrega foi realizada no endereço indireto: Por se tratar de um erro do cliente, neste caso a compra é tratada como concluída e não há possibilidade de envio integral ou parcial, cabendo ao cliente tentar recuperar seu produto junto ao responsável pela coleta .
2.6.1.2 A entrega não foi realizada e retornará ao remetente: Neste caso, será necessário aguardar o retorno do pedido à nossa central de distribuição para que seja feito um novo envio. Para se tratar de bônus adicional, a PATOS DO SUL reserva o direito de cancelar a compra ou efetuar uma cobrança de frete adicional referente ao novo envio.
Troca de produtos
3.1. A PATOS DO SUL trocará os produtos adquiridos por seus clientes, de acordo com o previsto no Código de Defesa do Consumidor, desde que seja constatado algum vício ou defeito, devendo o cliente comunicar a Central de Atendimento ao Cliente e seguir as instruções recebidas para que o pedido de troca seja analisado e processado.
3.1.1. O consumidor terá, nos casos de violação ou defeito do produto, o prazo de até 30 dias para bens não consolidados e até 90 dias para bens consolidados para solicitar a assistência técnica.
3.1.2. Caso haja a entrega de produtos diversos dos adquiridos originalmente, o consumidor deverá recusar a entrega ou solicitar a troca do produto em até 15 (quinze) dias corridos a contar dos dados de sua coleta.
3.2. Será procedimento padrão a análise das obrigações de troca pela PATOS DO SUL antes de serem aprovados, em razão das condições a serem obedecidas para tanto, como a constatação do vício e o estado de conservação dos produtos.
Danos ocasionados por equívocos não serão passíveis de troca.
3.3. Sempre que um cliente desejar, poderá entrar em contato com a PATOS DO SUL pelo e-mail patos@sifer.ind.br e ou pelos telefones (54) 3228-1100 / (54) 9 9637-9019 e manifestar seu interesse em trocar seu produto, comunicando suas razões. O caso será detalhado e o cliente será comunicado de seu estágio e dos procedimentos seguintes, se necessário.
3.3.1. Nos casos em que a PATOS DO SUL tornar possível a troca de algum produto, em regime de exceção, não constituirá em novas obrigações ou costume para aplicações em casos semelhantes, sendo de sua decisão exclusiva a concordância com o pedido de troca fora das hipóteses delimitadas na cláusula 3.1.
3.4. Caso o produto a ser trocado não esteja mais disponível, o consumidor poderá optar por:
a) Restituição do valor do produto, incluindo o valor pago pelo frete;
b) Troca por outro produto disponível no Portal PATOS DO SUL, permanecendo a diferença de preço existente sob responsabilidade do cliente. Esta diferença poderá ser paga pelos mesmos meios oferecidos para a compra. Além disso, deverá ser pago o valor do frete de envio do novo produto;
4.Arrependimento da compra (devolução)
4.1. Caso o cliente PATOS DO SUL se arrependa de uma compra efetuada pela loja virtual, poderá exercer seu direito ao manifestar seu interesse no prazo de 07 (sete) dias a contagem dos dados da compra ou da coleta do produto, ao Serviço de Atendimento ao Cliente e aguardando as instruções de procedimento.
4.1.1. O pedido de desistência passará por uma avaliação, para verificar se houve utilização do produto ou sua destruição, ainda que parcial. Nestes casos, a devolução não será possível.
4.1.2. Os produtos deverão ser enviados em suas embalagens originais com todos os manuais e acessórios.
4.1.3. Constatada a solicitação de cancelamento da compra, a PATOS DO SUL adotará as precauções e os valores serão restituídos ao cliente de acordo com o meio de pagamento utilizado para realização da compra, sendo (i) depósito em conta corrente e/ou poupança, no prazo de até 5 (cinco) dias úteis, ou (ii) acionamento da administradora de cartão de crédito, no prazo de 2 (dois) dias úteis, para que ela comunique a instituição financeira responsável pelo crédito (estorno) que possa ocorrer em até duas faturas subsequentes, conforme os dados de fechamento da fatura de cartão de crédito.
4.1.3.1. Os prazos descritos no item anterior serão computados em conformidade com o status do pedido, que poderão ser (a) sem pagamento, (b) não enviado, (c) enviado e (d) entregue. Nos casos de pedidos (a) sem pagamento e/ou (b) não enviados, estes prazos serão computados imediatamente após o cancelamento do cancelamento, e nos casos de pedidos (c) enviados e/ou (d) entregues, estes prazos só serão computados a partir da devolução do(s) produto(s) em um dos centros de distribuição da PATOS DO SUL, observados os critérios estabelecidos no item 5, subitem 5.3.
4.1.4. Se o cliente realizou o pagamento via boleto bancário:
(i) deverá indicar conta corrente de sua titularidade para restituição dos valores pagos, não sendo permitido o depósito em favor de terceiros;
4.2. Nos casos em que a PATOS DO SUL tornará possível a devolução de algum produto, em regime de exceção, não constituirá em novas obrigações ou costume para aplicações em casos semelhantes, sendo de sua decisão exclusiva a concordância com o pedido de troca fora das hipóteses delimitadas na cláusula 4.1.
Sobre a troca ou arrependimento da compra
5.1. Toda devolução ou troca de produtos comercializados por PATOS DO SUL deverá ser comunicada por um dos seguintes telefones: (54) 3228-1100 / (54) 9 9637-9019 e pelo e-mail patos@sifer.com.br, antes do reenvio dos produtos em PATOS DO SUL.
5.2. Qualquer produto adquirido da PATOS DO SUL devolvido sem essa comunicação anterior poderá ser reenviado ao cliente sem consulta prévia.
5.3. Só será aceita a troca ou pedido de resistência do produto de PATOS DO SUL que você está:
a) Perfeitamente acondicionado na embalagem original;
b) Acompanhado do manual e todos os acessórios;
c) Sem compromisso de danos por mau uso;
d) Acompanhado da 1a via Nota Fiscal de Venda ou DANFE (Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica), conforme o caso;
e) É vedada a troca de produtos que foram recebidos como brinde ou um título promocional sem custo eficaz para o cliente.
5.4. A PATOS DO SUL apenas realizará a troca de produtos após a coleta com sucesso do produto do cliente e constatado que está apto para a troca, que poderá levar até 3 dias úteis a contar a coleta da mercadoria em questão. Sob nenhuma hipótese enviaremos os produtos de forma adiantada.
5.5. Ao solicitar um procedimento de troca ou reclamação de compra o cliente deverá aguardar as orientações para reenvio do produto na loja PATOS DO SUL.
5.6. Caso esse procedimento não seja bem sucedido pela razão abaixo, na loja PATOS DO SUL entrará em contato com o cliente para solucionar a situação:
a) Endereço ou informações pessoais incorretas;
5.7. Caso não seja possível solucionar a ocorrência em até 05 (cinco) dias úteis, por falta de informações ou informações divergentes, a solicitação de coleta do produto será cancelada.
5.8. Tendo descumprimento de quaisquer condições elencadas nesta Política, o Portal PATOS DO SUL não acatará um pedido de troca ou devolução do produto que será remetido para o endereço de entrega correspondente, reservado o direito de cobrança de novo frete.
5.9. As restituições monetárias se darão através de: (i) estorno no cartão de crédito utilizado na compra no prazo determinado pela respectiva administradora do cartão de crédito do cliente; (ii) crédito em conta corrente para pagamentos através de boleto bancário.
Atendimento ao cliente
Caso tenha alguma dúvida em relação ao presente documento, favor entrar em contato:
a) pelos telefones (54) 3228-1100 / (54) 9 9637-9019, de terça a sexta das 10h às 18h.
b) via e-mail, enviando sua dúvida ou sugestão para patos@sifer.ind.br